compartilhe

23/08/2021

Giornata della Pizza

Neste dia da pizza, serviremos pizza no almoço!

No Dia Nacional da Pizza, Giornata della Pizza inova com proposta de saborear a redonda o dia inteiro, como na Itália

Pizzarias do Estado de São Paulo se reúnem para oferecer pizzas com ingredientes autênticos, harmonizadas com os vinhos ideais e servidas a partir da hora do almoço

Que tal comer pizza como se come na Itália? Essa é a proposta da Giornata della Pizza que, no Dia Nacional da Pizza, em 10 de julho, quer oferecer aos brasileiros não apenas o sabor de uma autêntica pizza italiana, mas também, a experiência da cultura do país ao consumi-la: ao contrário do Brasil, os italianos têm como hábito apreciar pizza a qualquer hora do dia ou da noite.  

Para tal feito, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (ITALCAM) reuniu pizzarias renomadas da capital e interior paulistas integrantes da Rete Gastronomica, o maior grupo do setor de alimentos e bebidas italianos de São Paulo, e propôs uma verdadeira jornada dedicada à pizza.

Como condição obrigatória, a fim de conferir o autêntico sabor das redondas, todas as pizzarias participantes devem confeccionar pizzas com farinha e tomate de origem italianas. Outra regra geral é oferecer a mais Tradizionale das pizzas: a Margherita.

Além de incentivar a abertura das casas a partir das 12h, a ITALCAM sugeriu às pizzarias outras duas opções de sabor, sempre com ingredientes de origem italiana. São elas: a Speciale (finalizada com presunto cru) e a Italo-Brasiliana (combinando queijos italianos e nacionais).

A experiência da pizza ao modo italiano poderá ser finalizada com um bom vinho. As casas estarão aptas a oferecer aos clientes as harmonizações ideais a partir da escolha dos sabores das pizzas.

As pizzarias participantes da Giornata della Pizza na capital e no interior são: Brace di Napoli, Ciao, Diavola, Leggera, Luce, Maremonti, Napoli Centrale, Rural Pizzeria, Sabella e Unica.

O “Dia da Pizza”, em 10 de julho, foi criado em 1985 pela Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e atualmente é comemorado em todo o país. Na Itália e em outros países, a data é festejada em 17 de janeiro, dia de Sant´Antonio Abate, patrono dos pizzaiolos.

A Giornata della Pizza tem o apoio de AllFood, C-Trade, Calimp, Casa Flora, Nor Foods e Parmabras.

 

Confira o cardápio completo da Giornata della Pizza:

Sugestão de pizzas

TRADIZIONALE

Margherita: elaborada com base no regulamento STG

 

SPECIALE

Al prosciutto: finalizadas com presunto cru italiano, de preferência Prosciutto di Parma DOP ou Prosciutto di San Daniele DOP

 

ITALO-BRASILIANA

Ai quattro formaggi: 2 queijos italianos (Gorgonzola DOP, Grana Padano DOP, Parmigiano Reggiano DOP, Pecorino Romano DOP ou Provolone Valpadana DOP) + 2 queijos nacionais

compartilhe

Mais novidades

© 2014 maremonti restaurantes ltda